domingo, 17 de outubro de 2010

Notícia sobre as Escolas Municipais de Stª Bárbara de Goiás - Go

Programa de Fonoaudiologia na escola completa 1 ano nas Escolas Municipais de Santa Bárbara de Goiás - Go
O trabalho de Fonoaudiologia Escolar é de forma preventiva, sendo feito orientação, estimulação e detecção de problemas na área de voz,  comunicação oral e escrita e audição, tendo como população alvo alunos, pais e professores.
Com os alunos são realizadas triagens, de acordo com a indicação dos educadores, com o proposito de detectar precocemente alterações fonoaudiológicas para intervenção e quando necessário encaminhamento para outros profissionais (psicólogo, neurologista...).
O atendimento aos alunos com alterações fonoaudiológica é feito semanalmente, fora do âmbito escolar (no CRAS), com duração de 45 minutos e devida orientação e acompanhamento dos pais ou responsável.       
Com os pais são realizadas palestras e encontros individuais com o objetivo de orientação sobre: o desenvolvimento normal da criança e alterações fonoaudiológicas comuns na infância, a importância do estímulo para o melhor desenvolvimento, o possível problema do filho e explicação de encaminhamentos necessários.
Com os professores a atuação visa, por meio de palestras e/ou individualmente: orientar quanto a cuidados com a voz, ensinar estratégias vocais, encaminhar para profissionais especializados (quando apresentado alterações); orientar quanto ao desenvolvimento normal da linguagem oral, leitura e escrita; auxiliar para a detecção de possíveis alterações que o aluno possa apresentar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário